O Sistema Puppet é um sistema de correção de Escolioses. O Sistema consiste em empregar instrumentais de fixação provisória, fora do campo cirúrgico. Os Parafusos Pediculares têm sua implantação de maneira tradicional, com a diferença que a Placa DTT é colocada justaposta às lâminas e fixada à vértebra através do próprio Parafuso Pedicular. Empregam-se quantas Placas DTT forem necessárias para se permitir a derrotação das vértebras. As Torres são fixadas às Placas DTT e através delas é feita a derrotação.
O sistema de travamento através do Quadro de Sustentação é realizado com Morsas fixadas à mesa cirúrgica e nestas são fixados os suportes onde é fixado o Quadro de Sustentação onde se apoiarão os instrumentos de derrotação. Estes instrumentos são fixados às Placas DTT, permitindo uma distração, compressão e derrotação entre as vértebras e manuseadas externamente como uma marionete. Após a correção as Hastes Longitudinais irão servir para estabilizar a montagem e permitir a retirada dos instrumentos de correção à distância, podendo ser dimensionadas pela simples mensuração dos extremos dos parafusos ou ganchos proximais e distais.
Isto significa que a correção das deformidades é feita à distância dos elementos vertebrais, em que pese as dificuldades para o manuseio da artrodese, decorticação e fixação dos elementos (Parafusos), porém já se tem uma idéia da correção obtida antes da implantação das Hastes Longitudinais.
Nota: Para evitar perda de correção recomenda-se o uso da Haste Longitudinal CoCrMo.
O controle radiográfico e a monitoração neuromuscular sensitivo-motora devem sempre ser realizados como nas correções tradicionais das escolioses através de Parafusos Pediculares.
Os implantes são fabricados em Liga de Titânio 6Al4V ASTM F 136/ABNT NBR ISO 5832-3. As Hastes Longitudinais são fabricadas em Liga de Titânio 6Al4V e Liga de CoCrMo ABNT NBR ISO 5832-12.